Agência Panafricana de Notícias

Suprimido Secretário de Estado para Conflitos na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné (PANA) -- O chefe da junta no poder na Guiné-Conakry, o capitão Moussa Dadis Camara, suprimiu quarta-feira à noite o Secretariado de Estado para os Conflitos, satisfazendo assim a reivindicação da família judiciária, em greve geral ilimitada desde segunda-feira passada.
A presença duma tal estrutura foi criticada devido às suas competências para julgar assuntos dominiais, já resolvidos pelos tribunais.
Mas os membros da família judiciária, que enviou a 13 de Maio último ao chefe da junta um memorando em que reivindica nomeadamente a supressão deste Secretariado de Estado para os Conflitos, foram criticados segunda-feira passada, devido à sua ausência duma reunião pública dirigida pelo capitão Dadis Camara sobre as dificuldades financeiras do país.
"Todos os magistrados ausentes da reunião são imediamente aposentados", ameaçou o chefe da junta que moderou quarta-feira a sua decisão durante uma reunião pública com os líderes políticas sobre as eleições presidenciais previstas para finais de 2009.
O chefe da Junta promoveu "a título excepcional" o tenente Issa Camara, que dirigia o Secretário de Estado para os Conflitos, à patente de capitão nomeando-o ao mesmo tempo governador da região de Mamou, com a missão de lutar contra os bandidos e os roubadores de gado.