SupremoTribunal do Gana confirma vitória eleitoral de Akufo-Addo
Accra, Gana (PANA) - O Supremo Tribunal do Gana confirmou por unanimidade a vitória do Presidente ganense cessante, Nana Addo Dankwa Akugo-Addo, nas eleições gerais de 7 de dezembro de 2020.
O painel de sete membros rejeitou o recurso interposto pelo candidato derrotado da oposição às eleições presidenciais, o ex-Presidente do Gana, John Dramani Mahama, do partido Congresso Nacional Democrático (NDC).
O Tribunal presidido pelo juiz-em-chefe Kwasi Anin-Yeboah declarou infundado o recurso de Mahama.
Ele declarou que Mahama não respondeu de maneira satisfatória a todas as perguntas sobre alegadas fraudes eleitorais que ele denuncia.
"Nós não temos então nenhuma razão de ordenar uma nova audiência como o pediu a parte queixosa (Mahama). Portanto, rejeitamos o recurso como não tendo nenhum mérito”, declarou o juiz-em-chefe.
A presidente da Comissão Eleitoral, Jean Mensa, declarou o Presidente Akufo-Addo vencedor do escrutínio com 51,59 por cento dos votos válidos expressos contra 47,36 por cento de Mahama.
O antigo Presidente Mahama processou a Comissão Eleitoral, contestando a validade dos resultados.
Trata-se da segunda contestação para eleições presidenciais no Gana, depois da primeira registada após as presidenciais de 7 de dezembro de 2012, quando Akufo-Addo, então canditado do Novo Partido Patriótico (NPP), contestou a vitória de Mahama, então Presidente cessante.
Na altura, o Tribunal estatuiu a favor de Mahama, refere-se.
-0- PANA MA/RA/MTA/IS/FK/DD 04março2021