Bamako, Mali (PANA) - Dois novos reféns da Empresa Grupo Kolly (EGK) foram libertos, quarta-feira, em Bourem, na província de Gao (norte do Mali), pelos seus raptores que ainda mantêm sob cativeiro um refém, anunciou esta quinta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Segundo os dois ex-reféns, os seus raptores indicaram tê-los libertado “graças a Deus, o Todo-Poderoso".
Eles indicam terem sido bem tratados, exceto que a água que eles bebiam não era apropriada.
Os ex-reféns foram recebidos em audiência pelo governador da província de Gao, o general Sidiki Samaké, antes de partirem para as suas casas.
No domingo passado, a 28 de junho de 2020, por volta das 11:00 horas, uma equipa de sete pessoas da EGK foi intercetada por seis homens armados não identificados, a bordo de um carro pick-up e de moto, na localidade de Tacharane, na província de Gao.
A equipa dirigia-se para Syndiewara, no círculo de Ansongo, na mesma província, para obras de ordenamento da área.
De acordo com a mesma fonte, os agressores e presumíveis terroristas mataram o técnico Bourama Coulibaly, despojaram os outros dos seus bens e roubaram uma soma de 70 milhões de francos CFA (121 mil e 85 dólares americanos).
Eles sequestraram quatro pessoas das quais uma mulher grávida que foi solta em Tombouctou (nordeste) e reclamaram por um resgate de 200 milhões de francos CFA (345 mil 958 dólares americanos).
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 09julho2020