Agência Panafricana de Notícias

Suposto líder terrorista detido no leste do Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Exército burkinabe deteve, terça-feira, um presumível líder terrorista no eixo Gayeri-Bartiebougou, no leste do país, onde as forças governamentais desativaram também uma mina, soube-se esta quarta-feira de fontes concordantes.

Segundo as mesmas fontes, foi igualmente capturado "um membro influente de um grupo armado não identificado que operava na localidade", onde ele agia ao mesmo como conselheiro, tutor e recrutador.

O grupo armado em causa estaria em busca de uma base sólida na zona de Komandjaori, desde a ofensiva lançada pelo Exército do Níger, país fronteiriço com o Burkina Faso.

A situação de segurança é marcada, há quase três anos, por uma subida dos ataques terroristas no Burkina Faso, que fizeram mais de 200 mortos, dos quais elementos das forças de defesa e segurança em várias províncias do país.

Esta situação provocou, no ano passado, o encerramento de mais de 520 estabelecimentos escolares, privando quase 56 mil alunos do seu direito à educação.

Este ano ainda, as aulas não se realizam normalmente em várias escolas primárias e secundárias das localidades do leste e do norte do país, onde assaltantes ameaçaram professores e saquearam algumas infraestruturas escolares, comprometendo o ano escolar, segundo fontes concordantes.

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ 14nov2018