Agência Panafricana de Notícias

Sul dos Camarões regista 10 casos de sarampo

Doualá- Camarões (PANA) -- Pelo menos 10 casos de sarampo nas crianças foram declarados em Ebolowa e Sangmélima, duas localidades do sul dos Camarões, soube a PANA, quinta-feira, de fonte hospitalar em Doualá.
Segundo Dwoa Mekanda, delegado regional da Saúde Pública para o Sul, que confirmou a epidemia, nenhum caso de falecimento foi, no entanto, registado.
Disse que a doença foi detectada graças a relatórios estabelecidos cada semana por sentinelas da saúde encarregues das doenças com potencial epidémico que revelaram que dos 10 distritos de saúde que conta o sul, dois estão em situação de epidemia.
O responsável do Programa Alargado de Vacinação para a região sul já foi contactado para tomar as medidas adequadas de luta contra a propagação desta epidemia e o seu controlo em zonas infectadas.
Foi lhe pedido reforçar a vacinação nas zonas envolvidas e intensificar a vigilância epidemiológica, bem como a segurança do ambiente sanitário, esperando a campanha nacional.
Esta epidemia de sarampo surge a algumas semanas de uma campanha nacional de vacinação contra o sarampo anunciada para Abril próximo, sete anos depois de uma operação similar levada a cabo em 2002.
O sarampo é uma doença altamente mortal nas crianças.