Dakar, Senegal (PANA) - Como esperado, o sul-africano Patrice Motsepe, único candidato à sucessão do malgaxe Ahmad Ahmad, foi eleito por aclamação esta sexta-feira, em Rabat (Marrocos), presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), durante a 43ª assembleia geral da instância.
Com a desistência dos seus três adversários, o senegalês Augustin Senghor, o mauritano Ahmed Yahya e o ivoiriense Jacques Anouma, e com a bênção do presidente da FIFA, o suíço-italiano Gianni Infantino, o dono do clube Mamelodi Sundowns de Pretória tinha uma avenida diante dele.
Conforme os regulamentos da CAF, a eleição é por aclamação se houver apenas um candidato em liça.
Motsepe, que foi eleito para os próximos quatro anos, prometeu trabalhar “na unidade" e basear-se na "sabedoria coletiva" para enfrentar "os desafios do futebol africano".
Com esta afirmação, o bilionário e magnata da mineração sul-africano pretendeu dizer que vai contar muito com os seus cinco vice-presidentes, designadamente, o senegalês Augustin Senghor, o mauritano Ahmed Yahya, o djibutiano Souleiman Waberi, o marroquino Fouzi Lekjaa e o nigeriano Amaju Pinnick.
Senghor e Yahya aceitaram retirar-se da corrida à presidência, para ocupar estas posições
-0- PANA BKN/JSG/SOC/MAR/IZ 12março2021