Dakar, Senegal (PANA) - Um Sul-africano, Patrice Motsepe, declarou, segunda-feira, a sua candidatura à presidência da Confederação Africana de Futebol (CAF), soube a PANA de fonte desportiva.
Bilionário e proprietário do clube de futebol Mamelodi Sundowns, Motsepe é o terceiro candidato declarado ao escrutínio a realizar-se a 12 de março de 2021, em Rabat, em Marrocos.
A candidatura de Motsepe foi publicada em Joanesburgo (segunda cidade do país, pelo presidente da Federação Sul-Africana de Futebol, Danny Jordan, e pelo ministro sul-africano dos Desportos, Arte e Cultura, Nathi Mthethwa.
Motsepe já obteve um apoio dum técnico do futebol nigeriano, Amaju Pinnick, que planejava disputar o cargo, e um do presidente da Federação da Serra Leoa, Isha Johansen, em particular.
Antes dele, o presidente cessante da CAF, o Malgaxe Ahmad Ahmad, eleito em 2017, foi o primeiro a candidatar-se à sua própria sucessão.
O segundo concorrente a esta corrida, que se manifestou segunda-feira última, é um Ivoiriense, Jacques Anouma, ex-presidente e presidente honorário da Federação Marfinense de Futebol (FIF).
Embora a data limite das candidaturas, 12 de novembro corrente, se aproxime, não se exclui a possibilidade de outros candidatos ao cargo de presidente da CAF se apresentarem.
-0- PANA BKN/TBM/MAR/DD 09nov2020