Trípoli, Líbia (PANA) - O Comité Consultivo do Fórum do Diálogo Político Líbio (FDPL) decidiu continuar discussões nos próximos dias e reunir-se pessoalmente na próxima semana em Genebra (Suíça), anunciou quarta-feira a representante especial interina do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Líbia (ASRSG), Stephanie Williams.
Segundo um comunicado publicado quarta-feira à noite, pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Williams facilitou uma reunião virtual do FDPL, durante a qual um certo número de propostas relativas ao mecanismo de seleção e aos procedimentos de nomeação da Autoridade Executiva foram apresentadas e examinadas pelos membros do Comité.
A representante onusina congratulou-se com “discussões muito construtivas e colaborativas das propostas”, sublinhando a urgência de se sair do impasse atual e acelerar a unificação do poder executivo, de acordo com a mesma fonte.
Composto por 18 membros, o Comité Consultivo do FDPL é encarregue de formular recomendações concretas para resolver divergências notadas sobre o mecanismo de seleção e procedimentos de nomeação da autoridade executiva líbia.
O Fórum do Diálogo Político Líbio, depois de ter adotado, em novembro último, na Tunísia, um roteiro, instituído uma transição e fixado a data das eleições gerais para 24 de dezembro de 2021, está confrontado com dificuldades relativamente à formação de uma autoridade executiva unificada destinada a supervisionar estas eleições.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 06jan2021