Dakar, Senegal (PANA) – Recordista mundial do salto com vara (6,18 metros), o Sueco Armand Duplantis foi eleito sábado atleta masculino do ano, bem como o título feminino voltou à tripla saltadora venezuelana Yulimar Rojas, que melhorou, em fevereiro último, em Madrid (indoor), o recorde mundial da disciplina com um resultado de 15,43 metros.
Os atletas africanos em competição para estas recompensas individuais não recolheram nada. No entanto, entre os numerosos representantes africanos candidatos ao título figuram os dois ugandeses Joshua Cheptegei (que venceu este ano dois recordes mundiais: dos cinco mil metros em 12 minutos 35 segundos e dos 10 mil metros em 22 minutos 11 segundos e Jacob Kiplimo (campeão mundial da meia-maratona) com um cronograma de 58 minutos e 49 segundos e conseguiu realizar o melhor tempo desde 2007 nos três mil metros (sete minutos 26 segundos e 64 terços) e o Queniano Timothy Cheruiyot, intocável na prova dos mil e 500 metros com um melhor tempo de três minutos e 28 segundos.
Mas os votos foram favoráveis para o Sueco Duplantis, que, aos 21 anos de idade, , se torna no mais jovem laureado desta distinção.
Na categoria feminina, as duas Etíopes e as três Quenianas que estiveram em competição foram derrotadas pela tripla saltadora venezuelana de 25 anos de idade Rojas.
-0- PANA BKN/JSG/FK/IZ 06dez2020