Sudeste da Líbia regista novo aumento da produção de crude
Trípoli, Líbia (PANA) - A produção do poço « G098-51 », no campo petrolífero de al-Nafoura, no sudeste da Líbia, aumentou 912 barris de petróleo por dia, o segundo aumento das capacidades deste jazigo petrolífero após o de dezembro último, anunciou esta quinta-feira a empresa Arab Gulf Oil Company (AGOCO).
A 22 de dezembro último, a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) anunciou um aumento diário de cinco mil 925 barris da capacidade de produção do campo petrolífero de al-Nafoura, após o êxito da operação de conexão dum poço ao campo.
A sua produção era de quase 21 mil barris por dia.
A companhia AGOCO declarou que obras de manutenção foram efetuadas nos poços a fim de eliminar os depósitos, quando produziam diariamente 800 barris, segundo o comunicado da empresa postado no seu site Internet.
A nota precisa que anuncia a conclusão das obras de manutenção em cooperação entre a AGOCO e a Sahara Company of Libya (SAPESCO), sublinhando que ela preparou conceções para melhorar a qualidade do produto químico apropriado para tratar dos sedimentos e da quantidade necessária para o efeito.
Após a bombagem deste material, o diâmetro interno dos tubos de produção passou para 2,75 centímetros e a produtividade aumentou, acrescentou a mesma fonte.
A Líbia, que produz atualmente um milhão 250 mil barris por dia, enquanto a capacidade real é de um milhão 800 mil barris por dia, devido à insegurança, possui reservas petrolíferas de 48 biliões de barris de crude e um trilião 505 biliões de metros cúbicos de reservas de gás provadas.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 02jan2020