Cartum, Sudão (PANA) – O primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, reafirmou a importância do reforço da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD), para permitir à entidade tornar-se numa organização de cooperação económica e de parceria eficaz com vista ao desenvolvimento e ao crescimento da região.
Hamdok fez estes pronunciamentos quando recebia em audiência, quarta-feira última em Cartum, o secretário executivo da IGAD, Workeneh Gebeyehu.
A reunião permitiu aos dois interlocutores sublinharem a importância das visitas do primeiro-ministro sudanês e presidente em exercício da IGAD, Hamdok, aos Estados membros da organização.
A seu ver, estas visitas enquadram no plano de relançamento que visa ajudá-lo a desempenhar melhor o seu papel que consiste em estimular os progressos das populações que vivem na região.
O encontro permitiu às duas personalidades discutirem sobre as vias a seguir para a organização económica e o desenvolvimento da África Oriental.
Durante a última reunião da IGAD, Hamdouk foi eleito presidente da referida instituição, uma decisão considerada pela organização como o reconhecimento da revolução pacífica sudanesa que deu nascimento a um Governo civil neste país.
-0- PANA MO/RA/AKA/MAR/DD 10jan2020