Agência Panafricana de Notícias

Sudão saúda papel da Etiópia em negociações com Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) - O ministro sudanês da Defesa, o general Abdul Rahim Mohamed Hussein, saudou quarta-feira em Cartum o "papel significativo" desempenhado pela Etiópia para aproximar os dois Estados do Sudão.

No termo de um encontro com o primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desaleign, o general Hussein indicou que a Etiópia é um país amigo para os dois Estados do Sudão e que, naturalmente, ela envidou enormes esforços para alcançar uma resolução para questões pendentes entre os dois países.

Ele declarou ter abordado com Desalegn questões ligadas à segurança, condições prévias para uma cooperação contínua entre os dois países.

O encontro permitiu ao primeiro-ministro etíope avaliar os progressos realizados na aplicação do acordo mista de cooperação assinado entre o Sudão e o Sudão Sul, em setembro último em Addis Abeba, a capital etíope.

Os dois interlocutores abordaram vias para aplicar as disposições do acordo entre o Sudão e o Sudão Sul que evitou uma guerra total entre os dois.

Eles discutiram igualmente sobre como ultrapassar obstáculos ao caminho da paz entre as duas partes.

Trata-se da primeira visita de Desalegn ao Sudão, desde que sucedeu a 21 de agosto de 2012 ao seu antecessor, Meles Zenawi, falecido um dia antes.

Com Zenawi, a Etiópia desempenhou um papel ativo no processo de paz entre o Sudão e o Sudão Sul, particularmente durante negociações de paz organizadas em 2010 e que desembocaram a 9 de julho de 2011 na independência do Sudão Sul.

-0- PANA MO/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 27dez2012