Agência Panafricana de Notícias

Sudão saúda mudança na Tunísia

Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão saudou « a escolha do povo tunisino na sua busca da liberdade, do bem-estar, da segurança e da estabilidade, ao obrigar o seu Presidente Zine El Abedine Ben Ali a deixar o poder sábado último.
O governo do Sudão saúda a vontade do povo tunisino de escolher o futuro político do seu país, declarou o porta-voz do ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros, Khalid Musa.

Ele acrescentou que o seu país continua a manter relações fraternas com o povo tunisino e respeita a sua opção democrática.

O regime do Presidente tunisino, que remonta a 23 anos, terminou subitamente sábado último sob a pressão popular marcada por violentos confrontos entre manifestantes furiosos e as forças da ordem que fizeram vários mortos.

As manifestações iniciaram-se quando um jovem diplomado, Mohamed Bouazizi, se imolou a 17 de dezembro de 2010 em protesto contra o confisco da sua licença de vendedor ambulante, o seu único meio de subsistência.

A ação de Bouazizi, falecido a 5 de janeiro corrente, culminou em semanas de motins com manifestações de rua protagonizadas por estudantes.

-0- PANA MO/VAO/ASA/AAS/IBA/DD 16jan2011