Agência Panafricana de Notícias

Sudão rejeita propostas britânicas sobre proteção de missões diplomáticas

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão rejeitou as sugestões da Grã-Bretanha para melhorar a proteção das missões diplomáticas, considerando que ele "não tem lição a receber de ninguém para assumir as suas responsabilidades".

Segundo a Agência Noticiosa Sudanesa (SUNA), o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ali Karti, rejeitou conselhos do seu homólogo britânico, Willam Hague, sobre o reforço das medidas de proteção das missões diplomáticas no Sudão.

A SUNA indica que Karti recebeu terça-feira uma chamada telefónica de Hague exprimindo a sua "preocupação" pela segurança da missão diplomática em Cartum e instando o ministro sudanês a fazer esforços suplementares para proteger as missões diplomáticas após o ataque perpetrado sexta-feira por manifestantes diante das Embaixadas da Alemanha e da Grã-Bretanha para protestar contra um filme blasfematório sobre o Islão.

Enquanto a fachada da Embaixada da Alemanha foi atacada por uma multidão que foi reprimida pela Polícia com gases lacrimogéneos, a segurança da Embaixada britânica não foi violada.

Segundo a SUNA, Karti respondeu a Hague que "não precisava de ninguém para lhe lembrar o seu dever" e sublinhou ao chefe da diplomacia britânica que "alguns sudandeses foram mortos e mais de 50 polícias feridos enquanto eles realizavam o seu dever de proteção das missões diplomáticas".

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/MAR/TON 19set2012