Sudão reabre ponto de passagem fronteiriço com Etiópia
Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão reabriu domingo o ponto de passagem fronteiriço de Al-Galabat com a Etiópia, no termo de discussões entre líderes dos dois países sobre o seu litígio, informou a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA, sigla em inglês).
O porta-voz do Exército sudanês, o brigadeiro Nabil Abdallah Ali, indicou num comunicado que a decisão foi tomada durante uma reunião do Comité Técnico Sudanês do Conselho de Segurança e Defesa presidido pelo chefe do Conselho Soberano, o general Abdel-Faffah Al-Burhan.
De acordo com um comunicado, o comité decidiu igualmente “intensificar o controlo da fronteira internacional e impedir o movimento de qualquer elemento armado entre os dois países, em coordenação estreita entre as duas partes.”
O ponto de passagem fronteiriço foi restabelecido em finais de junho último depois de um clima de tensão subir entre as duas partes quando o Sudão acusou a Etiópia de ter matido sete soldados e um civil.
A 5 de julho corrente, o general Al-Burhan e o primeiro-ministro etíope, Abiu Ahmed, decidiram formar um comité conjunto para pôr termo ao litígio fronteiriço entrre os dois países.
A reunião foi realizada à margem de uma cimeira da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) em Nairobi, no Quénia.
O "Sudan Tribune", um órgão de imprensa sudandês, noticiou que as autoridades sudanesas fecharam e reabriram o ponto de passagem estratégica várias vezes após a destituição do regime do Presidente Omar el-Béchir em abril de 2019, pois as relações entre os dois países foram intensas.
De acordo com o "Sudan Tribune", este posto fronteiriço é vital para o comércio entre os dois países e constitui o principal ponto de passagem de várias centenas de milhares de trabalhadores etíopes para o Sudão.
-0- PANA MA/BAI/JSG/FK/DD 18julho2022