Agência Panafricana de Notícias

Sudão prudente sobre melhoria de relações com Estados Unidos

Cartum, Sudão (PANA) – O partido no poder no Sudão exprimiu, quarta-feira, um “otimismo prudente” quanto à possibilidade de levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos contra este país da Áfria Oriental desde 1997.

O adjunto do Presidente e Vice-Presidente do Congresso Nacional (partido no poder), Ibrahim Mahmoud, declarou que o Sudão encara com um « otimismo prudente » os relatos de que o Governo norte-americano poderá parcialmente levantar algumas sanções impostas a Cartum.

Ele foi citado pela Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) a declarar que as negociações sudano-americanas estão em curso, insistindo no levantamento das sanções ecomómicas impostas pela administração norte-americana, mas lembrando a experiência precedente com compromissos norte-americanos.

Mahmoud explicou que a sua prudência provém do facto de que os Norte-amerianos fizeram, no passado, tais promessas no Sudão sobre o levantamento das sanções « mas estas promessas não foram cumpridas.

Ele acusou os Norte-americanos de ter sido obstáculo às iniciativas para anular a dívida externa do Sudão e de ter recusado ao Sudão o direito de receber quatro biliões de dólares americanos na sequência da seperação do Sudão do Sul, em 2011.

Na terça-feira última, o Departamento de Estado norte-americano publicou um comunicado de imprensa, na véspera das negociações com uma delegação do Governo sudanês visitante, congratulando-se com a cooperação de Cartum na luta contra o terrorismo internacional.

« Os Estados Unidos saúdam igualmente os recentes esforços do Sudão para reforçar a cooperação contra o terrorismo. Nos últimos meses, o Sudão tomou medidas importantes para lutar contra Estado Islâmico e outros grupos terroristas e procurou impedir a sua movimentação no país”, indicou o comunicado de imprensa.


Segundo a SUNA, o comunicado foi o primeiro do género desde que o Sudão foi colocado na lista dos países que os Estados Unidos consideram como patrocinadores do terrorismo internacional.

Selon SUNA, le communiqué a été le premier du genre depuis que le Soudan a été placé sur la liste des pays que les Etats-unis considèrent comme des sponsors du terrorisme international.
-0- PANA MO/AR/MTA/BEH/SOC/FK 22set2016