Agência Panafricana de Notícias

Sudão pronto para eliminar obstáculos à cooperação com COMESA

Cartum, Sudão (PANA) – O Governo sudanês exprimiu domingo a sua vontade de levantar obstáculos às trocas comerciais e aos investimentos e reforçar as suas relações com o Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), soube a PANA de fonte oficial.

O primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdouk, afirmou que o seu Governo está pronto para reforçar a cooperação com a organização a fim de estimular o desenvolvimento no Sudão, nos Estados membros e no continente africano.

Hamdouk fez estas declarações depois de uma audiência concedida ao secretário-geral da COMESA, Chileshe Mpundu Kapwepwe,
de visita ao Sudão, na presença do ministro sudanês da Indústria e Comércio, Medani Abas Medani.

Por sua vez, Kapwepwe declarou num comunicado de imprensa que a sua visita ao Sudão, à frente duma delegação de alto nível, que compreende todas as instituições do COMESA, visa manter negociações com os órgãos nacionais abrangidos para permitir ao Sudão tirar mais vantagens dos laços de cooperação com a organização.

Indicou que a reunião versou sobre domínios de cooperação prioritários entre o Sudão e o COMESA, que compreendem a agricultura, o comércio e transportes.

A reunião abordou igualmente a necessidade de desenvolver portos para facilitar trocas comerciais entre o Sudão e outros países.

-0- PANA MO/MA/AKA/TBM/MAR/DD 19jan2020