Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão exortou, no fim de semana, as fações em conflito na Líbia a ouvir "a voz da sabedoria", retomar o diálogo e renunciar aos combates em curso no país "que só culminam em derramamento de sangue".
Num comunicado de imprensa, o Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros declara que o Sudão acompanha com “uma atenção particular e uma viva preocupação” a evolução da situação na Líbia, particularmente os combates perto da capital, Tripoli.
Na nota, o Sudão exorta os seus irmãos líbios a "cessar os combates, voltar à mesa das negociações e retomar o processo de paz que recebeu a bênção da comunidade internacional".
Lembra que fez o seu máximo para ajudar a Líbia a controlar a sua fronteira sul e contribuir com outros para o financiamento de uma solução pacífica para a crise na Líbia.
Sublinha que os combates servirão unicamente para fazer fracassar os esforços de paz e aumentar o sofrimento dos Líbios e ao mesmo tempo minar a paz e a segurança da região.
O Sudão insta ainda a comunidades regional e internacional a "redobrar de esforços para chegar a uma resolução política na Líbia, cessar a escalada militar e preservar o sangue e a alma do povo líbio”.
-0- PANA MO/RA/NFB/IS/SOC/FK/IZ 08abril2019