Sudão felicita o Presidente ugandês pela sua reeleição
Khartoum, Sudão (PANA) - O chefe do Conselho Transitório Sudanês, o general Abdel Fattah Al-Burhan, enviou, domingo, uma mensagem de felicitações ao Presidente ugandês reeleito, Yoweri Museveni, para um novo (sexto) mandato à frente do seu país.
"A sua reeleição para um novo mandato renova a confiança na sua liderança, sabedoria e capacidade para conduzir o país a responder a espetativas e aspirações do povo ugandês", pode ler-se na mensagem publicada pela Agência Noticiosa Sudanesa (SUNA).
Na missiva, o general Al-Burhan afirmou a disponibilidade do Sudão para cooperar com o Uganda para servir interesses das populações de ambos os países.
Desejou ao povo ugandês sucesso, estabilidade e paz.
O Presidente Museveni, de 76 anos de idade, foi reeleito a 14 de janeiro corrente para um novo (sexto) mandato, que consagrará os seus 40 anos no poder.
O presidente da Comissão Eleitoral (CE), Simon Byabakama, ao anunciar os resultados eleitorais sábado último, afirmou que Museveni, candidato do Movimento de Resistência Nacional (NRM), partido no poder, obteve cinco milhões 851 mil 37 votos, ou seja, 58,64 por cento, dos nove milhões 978 mil 93 votos válidos expressos.
O seu principal adversário, Robert Kyagulanyi, mais conhecido por Bobi Wine, grangeou três milhões 475 mil 298 votos, ou seja, 34,83 por cento.
Kyagulanyi da Plataforma de Unidade Nacional (NUP) rejeitou sexta-feira o resultado .
M. Kyagulanyi de la Plateforme de l'unité nationale (NUP) a rejeté vendredi le résultat.
"Estou convencido de que derrotei o ditador. A votação não teve lugar em várias localidades. Houve irregularidades", denunciou.
Disse que utilizará meios legais, nomeadamente manifestações públicas, para contestar os resultados das eleições.
-0- PANA MA/NFB/JSG/DIM/DD 18janeiro2021