Sudão evacua seus cidadãos de Wuhan
Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão começou terça-feira a evacuação de centenas de estudantes sudaneses de Wuhan, epicentro da epidemia de coronavírus na China, com a ajuda dos Emirados Árabes Unidos, anunciou um comunicado do ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros.
O processo começou pelo encaminhamento dos estudantes das suas zonas de residência para um local determinado donde serão conduzidos ao aeroporto, acrescentou a fonte, frisando que o processo foi ativado como consentimento e a aprovação das autoridades chinesas.
Os autocarros que transportam os estudantes sudaneses deixaram Wuhan terça-feira e chegaram ao aeroporto por volta das 17 horas (hora do Sudão), e aviões partem nesta quarta-feira por volta das três horas de manhã, indica a nota.
Os estudantes vão desembarcar nos Emirados Árabes Unidos que asseguram os voos e dispõem, ao mesmo tempo, de instalações necessárias para acolher estes estudantes durante o tempo que for necessário para se certificar de que não foram infetados pelo vírus mortal, o coronavírus.
O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros sublinhou que vai continuar os seus esforços para avaliar as condições destes estudantes durante a sua estada nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Por outro lado, o Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros exprimiu a gratidão e o reconhecimento do Sudão para com os Emirados Árabes Unidos pela sua cooperação sincera e frutuosa na evacuação e acolhimento dos estudantes sudaneses até ao seu regresso à casa com segurança.
Nenhum dado foi revelado sobre o número de estudantes que serão conduzidos ao Sudão em numerosos aviões.
-0- PANA MO/VAO/ASA/TBM/MAR/DD 4março2020