Sudão entrega ao Tchad presumíveis terroristas da Boko Haram
Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão anunciou quinta-feira ter entregue ao Tchad seis presumíveis membros do movimento terrorista Boko Haram, capturados pela primeira vez em seu território, e detentores de passaportes tchadianos.
Os seis elementos capturados no interior do país foram entregues ao Governo tchadiano em conformidade com os protocolos de segurança concluídos entre o Sudão, a Líbia, o Níger e o Tchad, segundo o Exército sudanês.
O porta-voz do Exército sudanês, brigadeiro Amir Mohamed Hassan, disse que as detenções dos "elementos terroristas" foram feitas pelos Serviços de Inteligência Militar do Sudão.
No entanto, não foram dados quaisquer adicionais sobre quando, como e em que circunstâncias eles foram detidos, muito menos ficou clara a maneira como foram identificados como membros da Boko Haram.
Ambas as partes acordaram em prosseguir a sua estreita cooperação na luta contra o terrorismo e o intercâmbio de informações sobre a criminalidade transfronteiras, observou.
"O Exército sudanês renova seu compromisso com o povo sudanês e sua determinação, em colaboração com outros órgãos de segurança (sudaneses), em proteger o território nacional e lutar contra qualquer elemento terrorista que entre em território sudanês", disse o porta-voz.
O incidente ocorreu numa altura em que o primeiro-Ministro sudanês, Abdullah Hamdouk, advertiu que os países ocidentais e outros iriam ajudar o Sudão a ultrapassar a difícil situação atual, a fim de impedir que este país sirva de refúgio para o terrorismo.
-0- PANA MO/AR/AKA/BEH/CJB/IZ 05dez2019