Agência Panafricana de Notícias

Sudão e Sudão Sul normalizam relações

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Sudão e o Sudão Sul assinaram terça-feira, em Addis Abeba, na Etiópia, um acordo sobre as questões de nacionalidade e de delimitação das suas fronteiras após vários dias de negociações, soube a PANA na capital etíope.

As negociações foram obra do Painel de Alto Nível da União Africana (UA), liderado pelo antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki.

Contudo, as negociações sobre os rendimentos petrolíferos e outras questões económicas entre os dois Estados vizinhos em conflito desde a secessão do Sudão Sul, em julho de 2011, foram infrutuosas.

O acordo foi assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países na presença de Mbeki e de Pierre Buyoya, antigo Presidente do Burundi.

"Trata-se duma garantia para as populações no Sudão e no Sudão Sul", declarou Mbeki durante a cerimónia de assinatura do acordo.

Segundo o acordo, os dois países vão instaurar uma comissão de ministros do Interior para aprofundar as discussões sobre os pormenores para a delimitação das fronteiras, apesar das questões pendentes.

"Os dois países decidiram continuar as negociações enquanto parceiros antes que como inimigos", afirmou o antigo Presidente sul-africano.

O acordo estipula igualmente que haverá, logo que possível, a organização duma cimeira em Juba, a capital do Sudão Sul, entre os Presidentes Omar Hassan Al-Bashir (Sudão) e Salva Kiir (Sudão Sul), o que "deverá efetivamente produzir resultados concretos", acrescentou.

-0- PANA OR/VAO/ASA/AAS/MAR 14março2012