Cartum, Sudão(PANA) – O Sudão e a Nigéria reforçam a sua cooperação no setor judicial, anunciou a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) em Cartum.
A informação foi dada segunda-feira última durante um encontro entre a juíza-em-chefe do Sudão, Nimat Abdullahi, e um alto responsável do sistema judicial nigeriano, Ibrahim Imam, de acordo com a mesma fonte.
As duas partes expressaram a vontade de cooperar neste setor, nomeadamente em matéria de formação dos juízes nigerianos no Sudão.
Nimat Abdullahi aproveitou a ocasião para agradecer ao seu interlocutor, Ibrahim Imam, o juiz interino do Tribunal de Apelação de Charia (Lei Islâmica), por o ter felicitado aquando da sua nomeação como juiz-em-chefe da República do Sudão.
Ela informou o seu interlocutor sobre o trabalho cumprido pelo sistema judicial sudanês e pela hierarquia dos tribunais no país, manifestando-se pronta para fornecer uma formação aos magistrados nigerianos sobre diversos domínios.
Por sua vez, Ibrahim Imam evocou as "relações sólidas e profundamente enraizadas que unem os dois povos".
Expôs a estrutura do sistema judicial nigeriano, ressaltando uma grande similitude entre as leis e os sistemas judiciais dos dois países.
-0- PANA MO/AR/AKA/IS/FK/DD 24dez2019