Agência Panafricana de Notícias

Sudão e Etiópia encaram unificar moedas

Cartum, Sudão (PANA) – Os Sudaneses poderão brevemente usar a sua moeda na Etiópia e os Etíopes fazer o mesmo com a sua no Sudão como primeiro passo para a sua unificação, declarou o governador do banco central sudanês (BCS), Abdul Rahman Hassan Abdul Rahman.

Segundo o governador do BCS, o seu país encara esta unificação como uma etapa da formação dum sólido bloco económico na África Oriental.

O principal responsável sudanês, citado no fim de semana pelo diário local pró-governamental "Al Sudani", indicou que estão em curso « sérios esforços » para unificar as moedas dos dois países à luz duma recente expansão nas transações entre os bancos sudaneses e etíopes.

O birr etíope vai passar a circular no Sudão enquanto a libra sudanesa será utilizada na Etiópia, declarou o governador, acrescentando que uma filial do Banco de Comércio da Etiópia será aberta no Sudão nos próximos três meses.

Sem avançar mais pormenores, Abdul Rahaman garantiu que este entendimento entre os dois países poderá beneficiar grandemente os seus investidores e o comércio entre si em geral.

Os Sudaneses são o segundo maior grupo de investidores na Etiópia, segundo o primeiro-ministro etíope, Haile Mariam Desalgen, numa recente entrevista com a Agência de Notícias do Sudão (SUNA).

Os Etíopes constituem a maior comunidade estrangeira em particular na capital sudanesa, Cartum, e no leste do país.

-0- PANA MO/MA/MTA/IS/MAR/IZ 22fev2016