Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão vai passar a receber anualmente mais de um bilião de dólares americanos de empréstimo dos Estados Unidos para pagamentos em atraso ao Banco Mundial (BM), nos termos de um memorando (MoU) de entendimento assinado entre os dois países.
O MoU foi rubricado quarta-feira pelo secretário de Estado norte-americano para o Tesouro, Steven Mnuchin, em visita ao Sudão, e pelo ministro sudanês das Finanças, Badr El-Din Mahmoud.
A Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) refere que este financiamento servirá para apoiar a economia do país e ajudar o Sudão a realizar projetos infraestruturais e de desenvolvimento.
Lembre-se que, em dezembro último, os Estados Unidos retiraram o Sudão da lista dos “ Estados patrocinadores do terrorismo”.
De acordo com a SUNA, os dois países assinaram igualmente a Declaração dos “Acordos de Abraham” que sublinha a necessidade de reforçar a tolerância, o diálogo e a coexistência entre os diferentes povos e religiões, no Mundo, com vista a desenvolver uma cultura de paz.
A declaração foi rubricada pelo ministro sudanês da Justiça, Nasreddin Abdel Bari, e pelo secretário de Estado norte-americano para o Tesouro.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 07jan2021