Sudão e Eritreia cooperam em domínios económico e militar
Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão e a Eritreia decidiram retomar a sua cooperação estreita nos domínios da defesa e da economia e respeitar a soberania nacional dos seus Estados respetivos.
No termo de uma visita de dois dias, a Cartum do Presidente eritreu, Issayas Afwerki, um comunicado conjunto divulgado pelos dois países declara que os dois países decidiram promover a sua cooperação nos domínios militares, nomeadamente terrestre, aéreo e marítimo, as indústrias da defesa, a formação e os serviços médicos.
Segundo o comunicado, pretendem igualmente reforçar a sua cooperação nos domínios económicos, nomeadamente o comércio, a agricultura, as infraestruturas, a indústria, as minas, a pecuária e as pescas.
Em Cartum, o Presidente Afwerki reuniu-se com o presidente do Conselho Soberano de Transição e comandante em chefe das Forças Armadas sudanesas, o general das Forças Armadas, Abdul Fattah al-Burhan, e discutiu com ele questões de interesse comum, relativas à política e a segurança.
”Esta visita foi dominada por um espírito de fraternidade e uma discussão construtiva sobre questões que apresentam um interesse comum, que traduzia a vontade dos dois países de alargar a sua cooperação baseada em relações históricas entre os povos do Sudão e da Eritreia”, indica o comunicado conjunto.
Acrescenta que o Presidente Afwerki exprimiu o desejo de ver o povo e o Governo do Sudão ultrapassar este período de transição com êxito.
Segundo o general Burhan, esta visita é “histórica”. Emitiu votos de prosperidade para a Eritreia, um país vizinho.
-0- PANA MO/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 18set2019