Agência Panafricana de Notícias

Sudão e Egito criam força militar comum para lutarem contra terrorismo

Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão e o Egito decidiram neste fim de semana formar uma força comum para lutar contra o terrorismo, crimes transfronteiriços e efetuar patrulhas ao longo da fronteira comum, anunciou domingo o general Kamal Abdul Ma’arouf al-Mahi, chefe do Estado-Maior do Exército sudanês.

Em declaração à imprensa, o general al-Mahi indicou que a decisão foi tomada durante um encontro entre o ministro sudanês da Defesa, Awad Ibn Oaf, e o seu homólogo egípcio, o general Mohamed Zaki, na cidade capital sudanesa.

De acordo com a fonte, as duas partes concordaram na ocasião em reforçar as relações em todos os domínios, nomeadamente a troca de informações militares, a formação e a cooperação.

Por sua vez, o general egípcio, em Cartum desde sábado último, indicou que o encontro versou essencialmente sobre os meios de reforçar a cooperação entre os dois países em todos os domínios.

As duas partes decidiram posicionar oficiais de ligação nas cidades fronteiriças sudanesas de Wadi Halfa e de Assouan, no Egito, a fim de lutarem contra os crimes transfronteiriços, deu a conhecer.

O general Zaki foi recebido em audiência sábado pelo Presidente sudanês, Omar el Bechir.

-0- PANA MO/MA/AKA/JSG/IBA/FK/DD 26nov2018