Agência Panafricana de Notícias

Sudão do Sul garante segurança de pessoal onusino

Cartum, Sudão (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou quarta-feira ter recebido garantias do Governo do Sudão do Sul sobre a segurança do pessoal da sua missão no país.

Estas garantias seguem-se a queixas segundo as quais os membros da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (MINUSS) são assediados e as suas atividades entravadas pelo Governo de Juba.

Num comunicado transmitido à PANA em Cartum, no Sudão, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que recebeu uma delegação do Governo de Juba, declarou-se encorajado por uma mensagem entregue por esta comitiva enviada para participar na cimeira Europa-África que arrancou esta quarta-feira em Bruxelas.

A delegação é coliderada pelo ministro dos Serviços Presidenciais, Awan Guol Riak, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Barnaba Marial Benjamin.

O Secretário-Geral aproveitou a ocasião para exprimir a sua preocupação sobre a situação no Sudão do Sul e sublinhar a disposição da ONU para fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar nos esforços tendentes a pôr termo à violência e promover a paz e a reconciliação bem como os direitos humanos e a prestação de contas.

"O Secretário-Geral insistiu na importância particular da prevenção dos casos de assédio do pessoal onusino", segundo o comunicado.

Terça-feira, a MINUSS queixou-se contra a perseguição constante do seu pessoal, tanto local como internacional colocado em Juba, consistindo em interdições de se deslocar, buscas corporais e de veículos e agressões verbais.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 02abril2014