Agência Panafricana de Notícias

Sudão desmente qualquer apoio à oposição armada no Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) – O Governo sudanês desmentiu esta terça-feira uma acusação do Sudão do Sul de que estaria a apoiar a oposição armada do antigo Vice-Presidente sul-sudanês, Riek Machar.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ali al Sadiq, citado pela Rádio Omdurman (oficial)m indicou que esta acusação é contrária aos esforços envidados atualmente pelo Governo sudanês para instaurar a estabilidade no Sudão do Sul.

Segundo ele, a evolução da situação no Sudão do Sul terá um impacto sobre a aplicação dos acordos concluídos pelos dois países.

Ele exprimiu a esperança de que os Sulistas resolvam as suas divergências para permitir a aplicação destes acordos.

Os confrontos retomaram-se no Sudão do Sul entre as forças governamentais e as do ex-Vice-Presidente, enquanto algumas informações dão conta da tomada duma cidade maior do norte do país pelos rebeldes.

Juba duvidou da capacidade dos rebeldes de lançar uma tal ofensiva e de abater aviões de guerra, deixando entender que as forças de Machar recebiam a ajuda de Cartum.

O Sudão do Sul obteve a sua indepedência do Sudão em 2001, para mergulhar pouco após na guerra civil.

Por enquanto, vários esforços de mediação da União Africana (UA) e da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) fracassaram.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 19maio2015