Agência Panafricana de Notícias

Sudão desmente bombardeamento de campo de deslocados no Sudão Sul

Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão desmentiu oficialmente sexta-feira última o bombardeamento, imputado à sua força aérea, dum campo de deslocados no Sudão Sul, informou a Agência Sudanesa de Notícias (SUNA).

«Cinco bombas flagelaram a província de Yida quinta-feira última à tarde e dois projéteis aterraram diretamente no campo de Yida. Um projétil caiu perto duma escola provisória, mas o balanço ainda não foi confirmado », declarou a coordenadora dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas no Sudão Sul, Lise Grande.

Ela condenou « firmemente o bombardeamento aéreo da província de Pariang docorrido a 10 de novembro corrente e exprimiu sérias preocupações face ao impacto destes raides sobre a população civil desta região».

Segundo ela, alguns membros do pessoal humanitário foram evacuados da zona na sequência deste ataque.

Porém, o porta-voz do Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros, Obeid Murawah, negou os bombardeamentos aéreos atribuídos à força aérea sudanesa nos campos de refugiados no Sudão Sul e « que foram relatados por uma certa imprensa e organizações internacionais”.

“Os relatórios sobre o bombardeamento dos campos de refugiados no Sudão Sul são totalmente infundados. Na realidade, não existem refugiados sudaneses no Sudão Sul. Estes campos são apenas esconderijos de rebeldes », declarou.

-0- PANA MO/BOS/ASA/AAS/FK/DD 12nov2011