Agência Panafricana de Notícias

Sudão deplora renovamento de sanções norte-americanas

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão rejeitou as justificações fornecidas pela Casa Branca para renovar as sanções económicas unilaterais impostas a Cartum desde 1997.

Num comunicado publicado quarta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Sudão exprimiu a sua « profunda pena » e a sua « rejeição » na sequência do renovamento das sanções unilaterias norte-americanas impostas ao seu país desde 1997.

Segundo a nota, o Sudão rejeita a totalidade das justificações fornecidas pela Casa Branca para explicar estas sanções.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Sudão afirma que a comunidade internacional estava oposta à imposição unilateral de sanções que minam o desenvolvimento dum país e prejudicam a sua capacidade de erradicar a pobreza, lutar contra as doenças endémicas e criar um futuro melhor para o seu povo.

Cartum afirma que os países no mundo estão de acordo que as sanções económicas constituem uma ameaça à paz social e à segurança e apenas intensificam e prolongam os conflitos.

O comunicado indica que Cartum recebeu a notícia relativa ao renovamento das sanções numa altura em que ele está a cooperar com a comunidade mundial na luta contra os crimes transfronteiriços, o tráfico de seres humanos e o terrorismo internacional e alberga um certo número de refugiados.

-0- PANA MO/AR/ASA/IS/FK/TON 4nov2015