Agência Panafricana de Notícias

Sudão denuncia violações do acordo de paz pelo Sudão Sul

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão apresentou uma queixa oficial no Conselho de Segurança das Nações Unidas pelas “violações repetidas” pelo Sudão Sul do acordo de paz em Kordofan Sul, em Abyei e no Nilo Azul.

O ministro sudanês das Relações Exteriores, Ali Karti, descreve, na queixa enviada ao Conselho de Segurança, «as violações flagrantes cometidas pelo Governo da República do Sudão Sul, ao conceder refúgio e ao formar os líderes rebeldes de Darfur (oeste do Sudão ) e ao lhes fornecer armas e munições para atacar o Sudão ».

Segundo o governante sudanês, estas violações são tanto mais graves visto que elas são cometidas contra um país que concedeu à República do Sudão Sul o direito à autodeterminação e reconheceu-o como Estado soberano.

O chefe da diplomacia sudanesa deu como exemplo o desdobramento de cerca de dois mil 500 homens na província de Abyei em maio deste ano, em violação dum acordo concluído contra este tipo de iniciativas.

Capacetes azuis foram desdobrados desde então nesta localidade para impedir confrontos entre os dois campos.

O Sudão instou o Conselho de Segurança da ONU a pressionar o Governo do Sudão Sul para cessar de apoiar os elementos rebeldes nas províncias de Darfur e de Kordofan Sul e exortou as autoridades sul-sudanesas a voltar à mesa de negociações.

-0- PANA MO/SEG/FJG/TBM/FK/TON 30agosto2011