Agência Panafricana de Notícias

Sudão denuncia participação de França em reuniões de movimentos rebeldes sudaneses

Cartum, Sudão (PANA) – O ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Ibrahim Ghandour, denunciou a participação do Governo francês numa recente reunião dos movimentos rebeldes sudaneses determinados, segundo ele, a derrubar o atual regime no poder pela força.

A participação dum oficial encarregue dos assuntos africanos no Ministério francês dos Negócios Estrangeiros numa reunião dos movimentos de oposição armados sudaneses « insinua um apoio a uma tal posição e é julgada como um ato hostil », declarou Ghandour num comunicado divulgado terça-feira pela Radio Omdurman.

Por esta razão, revela o texto, o embaixador da França no Sudão foi convocado domingo para registar os protestos do Governo sudanês contra o acolhimento dos movimentos rebeldes sudaneses e a participação da França nas suas reuniões.

Segundo o chefe da diplomacia sudanesa, o embaixador francês apresentou as suas desculpas ao Governo sudanês e acrescentou que o Governo do seu país não nutre nenhuma hostilidade contra o Sudão e que também não tem nenhuma intenção de intervir nos assuntos sudaneses.

O embaixador prometeu comunicar a posição do Governo sudanês ao Ministério francês dos Negócios Estrangeiros em Paris, garantindo que a convocatória do embaixador da França não afetará as relações do Sudão com a União Europeia.

-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/MAR/DD 11maio2016