Agência Panafricana de Notícias

Sudão declara feriado para maioir participação nas eleições

Cartum- Sudão (PANA) -- O Governo sudanês declarou feriado o dia de quinta- feira, último dia da votação, para permitir uma maior participação dos eleitores nas primeiras eleições democráticas neste país, em quase um quarto de século.
O anúncio foi feito após cinco dias de votação, enquanto a Comissão Eleitoral Nacional (NEC) se preparava para divulgar, sexta-feira, os resultados da primeira volta das eleições nas 27 circunscrições.
O Governo sudanês explicou esta medida pela vontade de aumentar a participação geral da maioria dos eleitores adultos, alguns dos quais vivem longe e não puderam votar durante os primeiros quatro dias do escrutínio iniciado domingo último.
A NEC informou num comunicado que a votação foi suspensa nas 15 circunscrições após erros terem sido descobertos, nomeadamente a confusão de boletins de voto e de símbolos dos diferentes partidos políticos.
Observadores eleitorais expressaram em geral a sua satisfação ao Sudão por ter levado a cabo, com sucesso, esta operação, apesar de falhas que a NEC admitiu e tentou corrigir.
As missões de observação eleitorais informaram não comentar o processo global até ao anúncio dos resultados.
O ex-Presidente americano, Jimmy Carter, à frente da missão de observação do Centro Carter, disse reservar o seu julgamento até à publicação dos resultados finais, a 20 de Abril corrente.
Segundo ele, a NEC deu prova de credibilidade e sinceridade anunciando uma prorrogação da votação para corrigir irregularidades.