Sudão declara Estado de Emergência em Darfur-Oeste
Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão declarou segunda-feira o Estado de Emergência, no Darfur Ocidental, onde novos confrontos entre grupos árabes e a comunidade Masalit, não árabe, na cidade de El Geneina, mataram pelo menos 40 pessoas.
A Agência Sudanesa de Notícias (SUNA) anuncia que o Conselho Nacional de Defesa e Segurança afirmou o seu apoio à declaração do Estado de Emergência e pediu às forças regulares que "tomem todas as medidas necessárias para acabar com os confrontos étnicos".
Ela cita um comunicado de imprensa do ministro da Defesa, major-general Yassin Ibrahim Yassin, a anunciar a formação de um comitê superior dotado de todos os poderes e autorizações para fazer face às violações do acordo de paz.
De acordo com o ministro da Defesa, o conselho decidiu aprovar uma lei para garantir que as forças regulares acabem com as violações de segurança por meios legais.
Segundo o comunicado, os órgãos regulares de segurança “estatal” vão monopolizar o uso da força militar, além de continuar a campanha de recolha de armas pela força e dissuadir os portadores de armas fora do quadro legítimo”.
Além disso, a União Europeia (UE) exprimiu a sua profunda preocupação com as dezenas de civis mortos e feridos, em El Geneina, refere a SUNA.
A UE, num tweet, apelou a todos os elementos do Governo de transição para não poupar esforços para travar a escalada de violência, em El Geneina.
Em janeiro passado, confrontos étnicos deixaram cerca de 130 pessoas mortas, em Darfur Ocidental, e levaram milhares a fugir para o vizinho Tchad.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 06abril2021