Agência Panafricana de Notícias

Sudão convoca embaixador do Egito em protesto contra detenção de estudante sudanês

Cartum, Sudão (PANA) – O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros convocou o embaixador do Egito, em Cartum, Hussam Eissa, para protestar contra a detenção e os "maus tratos" infligidos ao estudante sudanês Walid Rahman, no Cairo, acusado de ter participado numa manifestação contra o regime egípcio.

Sidiq Abdul Aziz, secretário-geral adjunto do Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros transmitiu ao embaixador do Egito a preocupação da família do estudante, do Governo e do povo do Sudão, em particular em relação à maneira como as autoridades egípcias trataram o estudante e impediram a Embaixada de aceder a ele para lhe prestar assistência consular e jurídica.

O secretário-geral adjunto sublinhou a necessidade de garantir a segurança do cidadão sudanês e conceder-lhe todos os seus direitos evitando manchar a sua imagem na imprensa egípcia.

O Sudão e o Egito pretendem reforçar a sua cooperação bilateral em todos os domínios e, por conseguinte, nenhuma prática deve travarr uma tal cooperação e degradar a atmosfera das relações entre os dois países.

O embaixador do Egito teria prometido transmitir as declarações do secretário-geral adjunto do Governo egípcio.

Teria igualmente afirmado que a Embaixada do Sudão, no Cairo, teria sido autorizada, a Areunir-se com o estudante.

Além disso, centenas de estudantes manifestaram-se domingo, em Cartum, exibindo cartazesque patara hj arteantando slogans hostis ao Presidente egípcio Sissi  e ao seu Governo para exigir a libertaçaõ do seu camarada.

 

Par ailleurs, des centaines d'étudiants ont manifesté dimanche à Khartoum, brandissant des pancartes et chantant des slogans hostiles au président égyptien Sissi et à son gouvernement pour exiger la libération de leur camarade.

 

-0-  PANA  MO/RA/NFB/TBM/MAR 30set2019