Agência Panafricana de Notícias

Sudão convoca diplomata líbio após morte de duas cidadãs em Benghazi

Trípoli, Líbia (PANA) – O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros convocou quinta-feira o encarregado de Negócios da Embaixada da Líbia, em Cartum, “na sequência do assassinato de duas cidadãs sudanesas, em Benghazi (leste da Líbia).

Segundo uma fonte de segurança líbia citada pelo jornal online “Baoba Wassatt”, o Governo sudanês pediu às autoridades líbias a detenção dos autores do assassinato das duas cidadãs sudanesas atribuído a "grupos criminosos”.

Os corpos sem vida das vítimas com marcas de torturas foram encontrados, na cidade de Benghazi, indicou a mesma fonte, lembrando que informações dava conta do rapto de três Sudanesas esta semana, na cidade.

O primeiro corpo sem vida  de uma mulher sudanesa identificada como Zeineb, sem outras precisões, foi encontrado perto do mar, na zona de Sabiri, com marcas de torturas, enquanto o segundo corpo da outra vítima identificada como Aïcha Younes foi encontrado perto do hospital Jalaa, também com marcas de torturas.

Segundo as primeiras informações, as duas Sudanesas teriam sido raptadas por grupos armados em trajes  das forças de intervenção rápida, indicando que “várias famílias sudanesas informaram sobre o rapto de três mulheres sudanesas cuja sorte continua desconhecida”.

O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros apelou às autoridades líbias para fazerem o seu possível para deter os criminosos, o mais cedo possível, para responderem em tribunal e garantir ao mesmo tempo a segurança dos cidadãos sudaneses residentes, na Líbia.

Do seu lado, o encarregado de Negócios da Embaixada da Líbia, em Cartum, apresentou as condolências do seu país às famílias das vítimas e condenou estes crimes.

Ele também prometeu transmitir a mensagem recebida das autoridades sudanesas às suas homólogas líbias, o mais cedo possível, afirmando “a determinação do Governo líbio de proteger os cidadãos sudaneses e de preservar os laços fraternais sólidos entre os dois países”.

O Ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros indicou que o seu cônsul, em Benghazi, levou a cabo iniciativas múltiplas entre os Ministérios líbios dos Negócios Estrangeiro e do Interior para se informar sobre os resultados dos inquéritos sobre estes crimes e para examinar os meios de  garantir a segurança dos Sudaneses na Líbia.

O Governo sudanês também indicou que o cônsul está a trabalhar  com o presidente da comunidade sudanesa, em Benghazi, para mobilizar as famílias sudanesas nesta cidade, em locais seguros, a fim de garantir a sua segurança em colaboração com as autoridades líbias.

-0- PANA AM/IN/TBM/FK/IZ 11out2019