Sudão conhece um forte aumento de casos de cólera
Nova Iorque, EUA (PANA) - Os humanitários e os parceiros estão a intensificar a resposta ao surto de cólera no Sudão devastado pela guerra, afirmou segunda-feira o porta-voz da ONU, durante um briefing com jornalistas em Nova Iorque.
Stéphane Dujarric disse que este esforço incluiu a detecção e tratamento de casos e a resolução de problemas de água, saneamento e higiene.
A OCHA alerta que o surto continua a piorar, com um aumento de 70% nos casos notificados nas últimas três semanas.
Até à data, foram administradas quase 2,2 milhões de vacinas orais contra a cólera nos estados mais afectados, de acordo com uma declaração das Nações Unidas.
“Até à data, foram registados quase 5.200 casos suspeitos de cólera, incluindo mais de 160 mortes”, segundo a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde sudanês. No total, pelo menos nove estados registaram casos desde 26 de setembro, acrescentou Dujarric.
A guerra entre o exército nacional e as forças paramilitares rivais, as Forças de Apoio Rápido (RSF), levou a uma deterioração dramática nos cuidados de saúde, com dois terços da população sem acesso e mais de 70% das instalações de saúde em zonas de conflito sendo Fora de serviço.
“Desde o início da guerra, em Abril, a OMS verificou 60 ataques contra instalações de saúde, o que, recorde-se, é contrário ao direito humanitário internacional”, disse o porta-voz.
-0- PANA MA/BAI/JSG/SOC/MAR 06dez2023