Sudão condena ataque contra seus aliados do Golfo
Cartum, Sudão (PANA) – O Sudão condena ataques contra navios mercantes pertencentes a dois dos seus aliados no Golfo, precisamente a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, indica um comunicado oficial publicado em Cartum.
A condenação foi feita segunda-feira última pelo ministério sudanês dos Negócios Estrangeiros, afirmando que o Sudão apoia firmemente qualquer ação dos seus dois aliados supracitados, segundo a nota.
O sudão condena "com a maior firmeza" atos de sabotagem cometidos em quatro navios mercantes, incluindo dois sauditas”, decorridos perto das águas territoriais dos Emirados Árabes Unidos.
Os dois países árabes, a que se junta uma tímida assistência médica egípcia, são os primeiros países árabes a fornecerem uma assistência financeira ao novo conselho militar sudanês, a junta militar que, a 11 de abril último, derrubou o Presidente sudanês, Omar el-Bashir, após 30 anos de poder absoluto.
O Sudão rejeita qualquer ameaça à segurança do tráfico marítimo no Golfo da Arábia ou em qualquer via navegável internacional e qualquer tentativa de minar a segurança e a estabilidade dos Emirados Árabes Unidos ou qualquer tentativa de sabotar seus interesses comerciais.
Segundo o comunicado, o Ministério afirma o apoio total dos Sudaneses a qualquer medida tomada pelos dois países para garantirem a segurança da navegação marítima nas suas águas territoriais.
-0- PANA MO/VAO/AKA/IS/SOC/MAR/DD 15maio2019