Agência Panafricana de Notícias

Sudão acusa Sudão Sul de ataque contra seu território

Cartum, Sudão (PANA) - O Sudão acusou o Sudão Sul de ter atacado o seu território, alguns dias após a visita aos dois países do emissário da União Africana, Thabo Mbeki, para tentar pacificar a tensão.

Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério sudanês da Informação, "terça-feira de manhã e de tarde regiões do Estado do Kordofan Sul, nomeadamente Heglig, foram brutalmente atacadas pelo SPLA (Exército Popular de Libertação do Sudão) apoiado por rebeldes".

Confrontos teriam oposto o Exército sudanês aos agressores no interior das fronteiras sudanesas.

O comunicado lamenta que o ataque surja após uma visita aos dois países do Painel de Alto Nível da União Africana (AUHIP) dirigido pelo antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, com vista a fazer progredir as negociações pacíficas e após a confirmação por Cartum aos medianeiros do seu apego a uma solução pacífica através do diálogo.

O Governo do Sudão endureceu o tom, anunciando que "vai opor-se a este comportamento manifestamente agressivo por todos os meios e métodos legítimos".

Todavia, o Governo sudanês não deu detalhes sobre as vítimas, visto que os combates prosseguiam no momento da divulgação do comunicado.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/CJB/TON 11abr2012