Agência Panafricana de Notícias

Sudão Sul solicita oficialmente adesão às Nações Unidas

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A República do Sudão Sul endereçou oficialmente um pedido de adesão para se tornar no 193º país-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), anuncia um comunicado do Conselho de Segurança deste organismo mundial divulgado terça-feira, na sua sede em Nova Iorque.

A comissão do Conselho encarregue das admissões dos novos membros reuniu-se segunda-feira para examinar o pedido que lhe foi submetido pelo Presidente do Sudão Sul, Salva Kiir, a 9 de julho último, dia da proclamação oficial da independência do país.

Endereçada ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, esta correspondência já foi transmitida aos presidentes do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral desta organização.

“A República do Sudão Sul aceita as obrigações contidas na Carta das Nações Unidas e compromete-se solenemente a respeitá-las », escreve o Presidente Kiir no pedido de adesão à ONU.

Se o conselho recomendar a admissão do Sudão Sul, o pedido deverá ser aprovado por pelo menos dois terços dos atuais 192 países-membros da ONU.

A adesão torna-se efetiva desde a sua adoção pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

-0- PANA AA/BOS/ASA/AAS/SOC/MAR/IZ 13julho2011