Agência Panafricana de Notícias

Sudão Sul convida Presidente nigeriano para celebração de independência

Abuja, Nigéria (PANA) - O Sudão Sul convidou o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, para a celebração da sua independência, a 9 de julho próximo, após o êxito do referendo de 9 e 15 de janeiro que decidiu a sua separação do Norte.

Uma importante delegação, liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Sudão Sul, James Igga, transmitiu quinta-feira o convite ao Presidente Jonathan em Abuja.

A delegação de sete membros solicitou igualmente a assistência da Nigéria na construção do novo país.

Igga exprimiu os agradecimentos do seu povo pelo papel que as autoridades da Nigéria desempenharam no restabelecimento da paz no Sudão.

Ele indicou que o Sudão Sul solicitou a ajuda da Nigéria, particularmente em termos de recursos humanos nos domínios da educação, da saúde e das infraestruturas básicas.

"Estamos aqui para pedir a assistência da Nigéria em vários domínios. Desejamos que ela nos ajude graças à sua experiência em matéria de gestão duma estrutura federal", afirmou.

« Podemos igualmente beneficiar da experiência da Nigéria em matéria de gestão dos recursos petrolíferos. Estamos igualmente em atraso no domínio da educação. Na altura em que celebrarmos a nossa independência, a 9 de julho, seremos a nação mais iletrada do continente”, disse.

Na sua resposta, o secretário permanente do Ministério nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Martin Uhomoibhi, disse que a Nigéria era um parceiro cheio de boa vontade para ajudar o Sudão Sul no seu processo de desenvolvimento.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/TON 03junho2011