Agência Panafricana de Notícias

Sudaneses pedem sua evacuação do Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) – Milhares de cidadãos sudaneses bloqueados no Sudão do Sul, um país exposto a distúrbios, pediram ao seu Governo que os evacue com urgência, noticiou terça-feira a imprensa local.

Segundo o jornal de Cartum « Al-Ayam », alguns Sudaneses refugiaram-se nas bases das Nações Unidas situadas nas diferentes cidades, enquanto outros vivem em condições difíceis nas suas casas.

O periódico precisa que 700 dos mais de mil e 500 Sudaneses do Estado de Alto Nilo se refugiaram nas bases das Nações Unidas, enquanto mais de 17 mil outros vivem dificilmente nas cidades de Bentiu e de Bor.

« Nós perdemos tudo e os sortudos conseguiram instalar-se sob a proteção das Nações Unidas em Malakal, mas os que estão cercados nas suas casas vivem numa situação muito difícil e de futuro incerto », declarou Haasab al-Nibi Ibrahim Hassab al-Rasoul, um Sudanês.

Segundo ele, outros estrangeiros originários da Etiópia, do Uganda e da Somália foram evacuados pelos seus respetivos Governos.

« O nosso Governo não tomou uma tal iniciativa e, por conseguinte, pedimos-lhe para nos evacuar o mais cedo possível pois milhares de vida estão em perigo », concluiu Hassab al-Rasoul.

-0- PANA MO/SEG/NFB/AAS/FK/IZ 31dez2013