Agência Panafricana de Notícias

Subemprego de jovens no centro das prioridades ivoirienses

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O ministro ivoiriense do Ensino Técnico e Formação Profissional, Albert Flindé, indicou, segunda-feira, que as novas autoridades do seu país vão fazer da formação dos jovens uma das suas principais prioridades.

O governante falava à PANA à margem da segunda reunião de peritos de cerca de 20 países africanos do Polo de Qualidade Interpaíses (PQIP) organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Educação em África (ADEA).

Flindé assegurou que a escolha das autoridades se explicava pelo subemprego que afeta atualmente cerca de 500 mil jovens ivoirienses, e sublinhou que a segunda reunião do PQIP "marca a ancoragem da política nacional no domínio da formação profissional".

A esse respeito, ele convidou os países africanos a promover intercâmbios no domínio da formação profissional para encontrar soluções duradouras ao subemprego dos jovens na perspetiva duma forte industrialização do continente.

« Esta juventude numerosa, que aspira a uma formação adequada para se inserir na atividade económica, constitui a força dos nossos Estados para um desenvolvimento sustentável. Nesta esperança crescente nos jovens, os nossos sistemas de ensino técnico e formação profissional abrandam-se, desorganizam-se e isolam-se, às vezes, das realidades socioprofissionais”, defendeu.

A reunião de peritos do PQIP, preparatória à dos ministros do Ensino Técnico e Formação Profissional prevista para terça e quarta-feiras, vai abordar vários temas, nomeadamente « As Competências Críticas em Resposta à Procura Económica da Competitividade e à Procura Social de Inserção no Mundo do Trabalho », « As Parcerias Público-Privadas para Sistemas de Formação Eficazes e Sustentáveis » e « As Vias para Reconhecer e Certificar Todas as Formas de Competências Adquiridas ».

A reunião discutirá igualmente as possibilidades de reforço da cooperação interpaíses e as medidas e os dispositivos a desenvolver conjuntamente entre os países para se estabelecer um quadro de ação para fazer avançar a cooperação regional no domínio do Desenvolvimento das Competências Técnicas e Profissionais (DCTP).

A primeira edição do PQIP decorreu na Côte d'Ivoire em 2010, e a segunda prepara a Trienal de 2012 da ADEA prevista para fevereiro próximo no Burkina Faso.

-0- PANA AC/JSG/IBA/MAR/IZ 20set2011