Agência Panafricana de Notícias

Sporting vence jogo da primeira mão da final do campeonato de futebol de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Sporting Club da Praia derrotou, domingo, o Ultramarina de São Nicolau por por duas bolas a uma, no jogo da primeira mão da final do campeonato nacional de futebol de Cabo Verde, disputado no estádio municipal “Orlando Rodrigues”, na cidade do Tarrafal, apurou a PANA de fonte desportiva.

Com este resultado obtido em casa do adversário, a equipa leonina da capital cabo-verdiana parte em vantagem para o jogo da segunda mão da final que se realiza próximo domingo, 27, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.

O Sporting da Praia, campeão regional de Santiago Sul, chegou à final após eliminar o Académica do Porto Novo, enquanto o Ultramarina beneficiou da eliminação do Mindelense, que não compareceu ao jogo da primeira mão das meias-finais, marcado pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) para o passado domingo, dia 13.

Na altura, o Mindelense alegou que não conseguiu reunir jogadores suficientes para se deslocar a São Nicolau.

A FCF com base na legislação que regula o futebol cabo-verdiano decidiu então punir os campeões de São Vicente e ainda tetracampeões nacionais, com uma derrota, multa de 136 euros, eliminação e consequente apuramento do Ultramarina para a final.

No entanto, a decisão da FCF não agradou ao Mindelense, que já anunciou que vai apresentar recurso e impugnar o campeonato, referente à epoca desportiva 2016/2017, que está a ser marcado por uma grande polémica e que já levou as associações regionais a destituírem, no passado sábado, o presidente da FCF, Víctor Osório.

Este imbróglio que envolve o futebol cabo-verdiano começou em junho, quando o jogo da primeira meia-final entre o Ultramarina e o Mindelense foi adiado duas vezes em quatro dias.

A equipa campeã regional de São Vicente alegou não ter conseguido fazer deslocar todos os jogadores convocados para o encontro, devido a problemas surgidos no transporte aéreo para a ilha de São Nicolau.

Na terceira data prevista para a realização da partida não apareceram as chaves para abrir os portões do estádio em São Nicolau, inviabilizando assim novamente o jogo entre Ultramarina e Mindelense.

Entretanto, mesmo sem se realizar o jogo da primeira mão em São Nicolau, a FCF marcou o da segunda mão em São Vicente, em que o Ultramarina venceu o Mindelense por 2-0.

Mais de um mês depois, a FCF decidiu anular o jogo e mandou repetir a eliminatória, marcando a partida referente à primeira mão novamente em São Nicolau, mas o Mindelense não acatou a decisão federação que, em face do sucedido, puniu a equipa com uma derrota e consequente eliminação da prova e a classificação do Ultramarina para a terceira final na sua história.

A equipa de São Nicolau procura o seu primeiro título de campeão de Cabo Verde, enquanto o Sporting da Praia luta pelo seu 12.º troféu de campeão nacional.

-0- PANA CS/IZ 21ago2017