Sorgo mais barato em novembro no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - Cereais como o sorgo e painço, alimentos básicos no Benin, foram mais baratos nos mercados em novembro, de acordo com um inquérito do Instituto Nacional de Estatística e Análise Económica (INSAE).
A variação dos preços das mercadorias observada pelo Instituto abrange o período de 9 a 15 de novembro último.
Durante este período, o preço do sorgo caiu, em Cotonou e Lokossa (sudoeste), enquanto que subiu em Natitingou (noroeste) e Bohicon (centro).
"O sorgo atualmente disponível no mercado é precoce e só no final de dezembro ou início de janeiro estará totalmente disponível nos mercados", avisou o instituto.
Quanto ao painço, o inquérito observa que o seu preço caiu em quase todas as cidades exceto Bohicon, onde o preço está a subir, e estável em Porto-Novo (sudeste).
Tal como o sorgo, o painço, que se encontra atualmente no mercado, é precoce.
Também o "gari", farinha de mandioca muito apreciada em todo o país, viu o seu preço cair, nas cidades de Cotonou e Natitingou (noroeste), enquanto que, em Porto Novo, o preço se manteve estável.
Nas cidades de Parakou (nordeste), Bohicon e Lokossa, o preço da mercadoria está em alta, salienta o Instituto, indicando que as variações no preço da mercadoria são justificadas por várias especulações ligadas ao abastecimento dos mercados.
-0- PANA IT/JSG/DIM/IZ 08dez2020