Agência Panafricana de Notícias

Sondagem prediz eleições pacíficas em 2013 no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – Os Quenianos parecem mais otimistas em relação a melhores perspetivas económicas em 2013, um ano que será marcado por uma eventual segunda volta dans eleições presidenciais e pela criação dum novo Governo.

De acordo com uma nova sondagem efetuada por Ipsos Synovate, uma agência baseada no Quénia, quinta-feira, o optimismo está mais patente nos homens em relação a melhores perspetivas económicas em 2013 do que nas mulheres.

Dezassete porcento das pessoas interrogadas predizem um abrandamento económico, de acordo com a sondagem.

A diretora-geral de Ipsos Synovate, Margaret Ireri, disse que 65 porcento das mil 650 pessoas consultadas durante esta sondagem estão muito optimistas em relação a melhores perspetivas económicas, enquanto 9 porcento se abstiveram de dar a sua opinião ao passo que 65 porcento dos homens anunciam ter melhores perspetivas económicas em 2013 contra 58 porcento nas mulheres.

As eleições quenianas são, de modo histórico, tensas no plano político e recentes relatórios revelaram uma tendência das comunidades locais a armar-se em previsão da violência durante e depois do escrutínio.

A última sondagem indica que os eleitores manifestam uma maior confiança nos resultados do escrutínio futuro do que em 2007.

Todavia, analistas económicos predizem que este país da África Oriental parece mais estável economicamente com uma inflação no seu mais baixo nível, taxas de juros bancários em baixa e um crescimento económico geral em torno de 4.7 porcento.

As mulheres estão na sua maioria optimistas quanto à campanha eleitoral pacífica com 48 porcento dentre elas que predizem um clima pacífico contra 59 porcento dos homens que acham o contrário.

-0- PANA AO/MA/ASA/TBM/SOC/CJB/DD 28dez2012