Agência Panafricana de Notícias

Somália abre nova era com eleição de Presidente

Nairobi, Quénia (PANA) - A Somália inscreveu uma nova página da sua história segunda-feira com a eleição do candidato da oposição, o professor Sheikh Mahmud Hassan, um sinal claro de que o Parlamento somalí opta por uma ruptura nítida com a guerra civil de duas décadas.

O Presidente somalí cessante, Sharif Ahmed, perdeu na terceira volta do escrutínio após o apoio dado pelo primeiro-ministro cessante, Mohammed Abdiweli, a Sheikh Mahmud Hassan, um candidato moderado.

O novo Parlamento somalí, com 272 votantes, deu ao novo Presidente mais de 50 porcento dos votos, após a retirada da corrida dos dois principais candidatos a favor duma aliança aparente.

A Somália vai lançar-se no longo caminho para a estabilização após anos sem nenhuma infraestrutura realizada pelo Estado, sem força militar, nem Polícia.

Professor univesitário, o novo Presidente dará uma nova imagem à Somália. Ele não mostra nenhuma lealdade a qualquer tribo e deve restabelecer o equilíbrio dos poderes.

O Presidente cessante foi apoiado pela maioria dos parlamentares durante a primeira volta do escrutínio, no termo do qual ele conseguiu obter 60 votos, mas alianças formaram-se com os quatro candidatos líderes após a primeira volta.

O ex-Presidente Sharif Ahmed foi acusado no passado de bloquear o programa de transição.

Vários meses de crise política agravaram a vida em Mogadíscio, a capital somalí, em 2011 com o prolongamento de três anos do mandato do presidente pelo Parlamento, o que as Nações Unidas fustigaram optando pelo acordo de Kampala.

-0- PANA AO/MA/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 11set2012