Agência Panafricana de Notícias

Soldados da paz nigerianos atacados em Darfur

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Milicianos armados atacaram soldados nigerianos da Missão Mista ONU/UA de Manutenção da Paz em Darfur (MINUAD), a região ocidental do Sudão assolada por tumultos, levando consigo três espingardas e 180 cartuchos durante o roubo de um veículo, anunciou, segunda-feira, o Comando da missão.
Segundo a MINUAD, 10 homens fortemente armados atacaram seis Nigerianos que circulavam sábado último rumo à localidade de Nyala, a bordo de um veículo com o qual os agressores fugiram.
O veículo foi encontrado, em seguida, numa aldeia a 28 quilómetros da capital, Cartum, indicou a MINUAD num relatório diário a que a PANA teve acesso segunda-feira.
Este ataque, perpetrado alguns dias depois de um soldado da paz senegalês ter morrido num incidente similar, sublinha os riscos enfrentados pelos soldados da MINUAD nesta região.
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, condenou os ataques da última semana, durante os quais o soldado senegalês foi morto, dizendo que os mesmos surgiam na altura em que a MINUAD tentava desdobrar todos os seus efectivos.
A MINUAD deu conta de uma série de novas tentativas preocupantes de ataques contra as suas bases na região.
Por outro lado, outros polícias nigerianos juntaram-se à operação policial da MINUAD em Darfur.
O contigente nigeriano chegou a Darfur sábado passado, no dia mesmo em que os rebeldes atacaram os seis soldados da paz nigerianos.
O Exército sudanês ajudou a procurar e encontrar o veículo da MINUAD.
Pelo menos 280 polícias nigerianos foram desdobrados em Darfur durante a última semana e deverão reforçar a manutenção da ordem nesta região onde a situação é explosiva.