Agência Panafricana de Notícias

Soldados da AMISOM tratados em hospital francês em Djibuti

Paris, França (PANA) – França evacuou 13 soldados da Força da União Africana na Somália (AMISOM) feridos durante combates em Mogadíscio, capital da Somália, para Djibuti para tratamento de emergência num hospital francês, declarou terça-feira o porta-voz do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Valero.

Numa declaração à imprensa, Valero precisou que a assistência médica aos soldados burundeses e ugandeses da AMISOM traduzia a vontade de França de se mantar ao lado da União Africana e de todos os que atuam para a paz e a estabilidade na Somália.

« França saúda a coragem e a determinação dos soldados da AMISOM face a agressões inaceitáveis. França endereça igualmente as suas sinceras condolências às familias dos soldados burundeses e ugandeses mortos nos últimos dias”, indicou o porta-voz do Quai d'Orsay.

Cerca de oito mil soldados africanos, essencialmente Burundeses e Ugandeses, estão desdobrados na Somália onde apoiam o Governo Federal de Transição dirigido pelo Presidente Ahmed Sharif Cheikh Ahmed.

A 16ª Cimeira da UA decidiu em janeiro passado elevar para 12 mil os efetivos da AMISOM com a chegada em breve de contingentes do Djibuti e da Guiné.

-0- PANA SEI/TBM/SOC/MAR/TON 02março2011